segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

A Jurema Sagrada foi retratada e ganhou a França

Alexandre L'Omi L'Odò, sacerdote juremeiro que presidiu os rituais de consagração de Jurema nas matas sagradas do Reis Malunguinho, em Setembro de 2017. Foto de Diego Herculano. 

A Jurema Sagrada foi retratada e ganhou a França

Em Setembro de 2017, às vésperas da XII edição do Kipupa Malunguinho, recebi o convite de um fotógrafo e repórter chamado Diego Herculano, para fazer uma matéria sobre a Jurema Sagrada. Neste momento, estava próxima da data da realização da consagração na Jurema Sagrada de um de meus afilhados, morador do Sertão de Pernambuco. Permiti que o jornalista nos acompanhasse em parte dos afazeres rituais, e, ele fez lindos registros deste momento iluminado no caminho sacerdotal de um juremeiro ou juremeira. As imagens não registraram os fundamentos nem os segredos da religião.

Vejam abaixo o texto produzido para o site francês e sua tradução. Contribuí na confecção dos escritos e espero que tenha servido para o fortalecimento de nossa religião perante esse mundo ocidental e branco. Aproveitem, as fotos estão especiais. Diego também fez outros registros em terreiros de Recife, visitem o link disposto nesta publicação e confiram todas as imagens.

JUREMA SAGRADA, UN RITUEL DE MAGIE

Jurema Sacré est une tradition religieuse qui, selon les chercheurs, est pratiqué par les Indiens qui ont habité le nord-est du Brésil avant l'arrivée des colons portugais.

Jurema est un arbre de l'espèce Acacia qui est naturel du nord-est du Brésil. Le culte religieux se développe à partir d'une boisson faite avec la graine et l'écorce de l'arbre, qui produit un effet mettant le praticien en état de transe.

La religion de Jurema est bien connu dans nord-est du Brésil, depuis des siècles cette religion indigène a subi une grande influence de candomblé "terreiros" et la culture africaine légué par les esclaves au Brésil. De nos jours, les pratiquants de Candomblé pratiquent des rituels pour le Jurema sacré.

Pendant les rituels, les esprits rebelles, tels que les meurtriers, les ivrognes, les mendiants, sont reçus dans le corps des religieux et les gens peuvent demander des conseils, en retour, ils peuvent danser pour boire et fumer, ce qu'ils manquent et sans corps physique qu'ils ne peuvent pas faire.Dans les rituels, il est courant de passer des offrandes de fruits au sacrifice d'animaux.

Les apprentis de la Jurema Sacré ont comme pensée fondamentale de la foi que la nature est la plus grande expression du divin et considère les sacrifices comme quelque chose de naturel.

Postagem original está no link : http://hanslucas.com/dherculano/photo/12863

Caboclo firmado no ponto mestre. Sacerdote Alexandre L'Omi L'Odò entoando cânticos sagrados da Jurema na consagração de um afilhado. Foto de Diego Herculano. 

Tradução

Jurema Sagrada – Um ritual de magia

A Jurema Sagrada é uma tradição religiosa que, de acordo com pesquisadores, fora praticada por índios que viviam no nordeste brasileiro antes da chegada dos colonizadores portugueses.

Jurema é uma árvore da espécie Acácia nativa do Nordeste do Brasil. O culto religioso se desenvolve a partir de uma bebida feita com as entrecascas de suas raízes, que produz um efeito colocando o discípulo em estado de transe.

A religião da Jurema é bem conhecida no norte e nordeste do Brasil. Durante séculos, essa religião de matriz indígena tem sido influenciada por Terreiros de Candomblé e a cultura africana trazida com escravizados para o Brasil. Atualmente muitos dos praticantes de Candomblé praticam rituais da Jurema Sagrada.

Durante os rituais, os espíritos considerados sábios e antigos, especialmente dos escravizados que desenvolveram ciência e sabedoria, são recebidos no corpo dos religiosos e as pessoas podem pedir conselhos, em troca, podem dançar, beber e fumar, coisas para as quais eles não necessitam de um corpo físico.

Nos rituais, é comum a realização de oferendas de frutas a imolações de animais. Os praticantes da Jurema Sagrada têm como pensamento básico da fé que a natureza é a maior expressão do divino e consideram as imolações como naturais.

Fotos de Diego Herculano:

















Site oficial do repórter e fotógrafo:


Site onde está hospedada a matéria sobre a Jurema Sagrada:


Currículo de Diego Herculano no site Hans Lucas:



 Alexandre L'Omi L'Odò
Quilombo Cultural Malunguinho 
alexandrelomilodo@gmail.com

Nenhum comentário: