segunda-feira, 9 de outubro de 2017

XII Kipupa Malunguinho - Encontro Nacional dos Juremeiros e Juremeiras 2017



XII Kipupa Malunguinho

Encontro Nacional dos Juremeiros e Juremeiras 2017


Foi lindo. O Kipupa mais um ano atingiu seu objetivo: unir o povo da Jurema e celebrar a força da Ciência Mestra junto à todas e todos espíritos de luz. O Kipupa é o caminho das possibilidades espirituais, da ancestralidade e dos saberes tradicionais.

A Mata Sagrada é o lugar, por direito, de nosso povo. Pisar descalço no chão, beber a Jurema preparada na força maior, receber a defumação e fumar o cachimbo, conversar com os mestres e mestras, caboclos e caboclas, índios e pajés, triunfar na fumaça, ofertar seu amor ao sagrado, pisar forte no chão com o coco de roda, tocar ilú e balançar o maracá... Tudo isso e muito mais encheu o coração de nosso povo de amor e energia positiva para continuarmos na missão de lutar contra todos os tipos de opressão social que sofremos. O Kipupa é isso e muito mais... É festa, celebração, amor, união, paz e cura... É muito mais...

Esse vídeo, que registrou de forma brilhante nosso Encontro, é parte do apoio dado ao Kipupa pelo Vereador do Recife Ivan Moraes Filho do PSOL, que com carinho nos recebeu em seu gabinete e abriu as portas para nos ajudar com muita dignidade. Obrigado Ivan, foi muito importante seu veemente apoio nessa causa. Não nos negou o que seu mandato dispunha, isso foi honroso. Não esperaríamos algo diferente de você e de toda sua equipe, que com muita leveza conduziu todas as articulações de forma maravilhosa. Parabéns, vocês compõem um mandato que acreditamos! Que a Jurema os energize para mais e mais lutas pela democracia e apoio aos verdadeiros movimentos de base. Estamos juntos!

Ano que vem tem mais. Que a Jurema abençoe à todas e todos. Que Reis Malunguinho olhe por nós e nos defenda dos males dessa sociedade racista, embranquecida e de direita!

Sobô Nirê Mafá! 
Trunfa Riá! 
Salve a Jurema Sagrada! 

Ficha Técnica do Filme 

Imagens e edição: Wakko Nobre 
Produção: Ana Beatriz, Beto Figueiroa e Jorge Cavalcanti 
Equipe de Comunicação do Mandato de Ivan Moraes Filho (PSOL) 
Intérprete de Libras: Jaqueline Martins 

#KipupaMalunguinho #JuremaSagrada #Catimbó #PovodeTerreiro #Democracia #VereadorIvanMoraesFilho #PSOL #QuilomboCulturalMalunguinho #ForaTemer #DiretasJá COMPARTILHEM!!

Alexandre L'Omi L'Odò
Quilombo Cultural Malunguinho
alexandrelomilodo@gmail.com

Nenhum comentário: