Lei Malunguinho
Uma solução pedagógica para a ausência de implementação das leis federais 10.639/03 e 11.645/08.
Nós do QCM - Quilombo Cultural Malunguinho, nos últimos 15 anos desenvolvemos atividades diversas na formação, informação, fortalecimento e continuidade na/da vivência, cultura e tradição afro indígena.
Assim sendo, há dez anos foi instituída a Semana da Vivência e Prática da Cultura Afro Pernambucana - Lei Malunguinho 13.298/07, na EREM Mariano Teixeira em Areias/Recife. Esta proposta pedagógica de ensino afro-indocentrada foi oferecida pelo QCM, sendo levada a frente com total dignidade pela professora socióloga Célia Cabral, ou Célia Malunguinho ou ainda Célia Baobá, como é conhecida hoje esta guerreira da implementação das já citadas leis em PE.
Na última sexta feira, dia 16 de Setembro de 2016, foi encerrado mais um ciclo de atividades da Lei Malunguinho na Escola. As atividades foram diversas e os alunos e alunas apresentaram os resultados de tudo que construíram e debateram durante esta semana de imersão nas temáticas afroindígenas. Um dos resultados mais interessantes foi este vídeo mostrando de forma muito envolvente o conteúdo programático geral da Semana.
Achei de muito bom gosto e de boa produção este material. O empenho e empoderamentos das alunas e alunos é visível nas falas e na forma como se comportaram no audiovisual. Criaram um joguinho super interessante e cheio de informações fundamentais.
Vejo que se o Estado não implementa as leis federais que obrigam o ensino da história e cultura dos africanos, afrodescendentes e indígenas, podemos usar a Lei Malunguinho como um instrumento oficial e legal de nosso Estado. Não devemos apenas comemorar e desenvolver atividades de formação somente no dia 20 de novembro, no dia do índio ou na semana do folclore. Temos que usar o máximo de possibilidades que temos para efetivar este tipo de ensino anti racismo e em prol do conhecimento crítico e autônomo de nossas raízes étnicas e históricas.
Malunguinho é isso: A continuidade de uma luta que não se encerrará enquanto não houver igualdade de direitos e o fim do racismo.
Sobô Nirê Mafá Reis Malunguinho!
És nossa referência histórica de luta negra indígena!
#JuremanaEscola
#LeiMalunguinho
#JuremanaEscola
#LeiMalunguinho
Alexandre L'Omi L'Odò
Quilombo Cultural Malunguinho
alexandrelomilodo@gmail.com